O seguro de responsabilidade civil salva inúmeros negócios e também profissionais.
É a melhor forma de garantir proteção financeira em decorrência de sinistros que envolvam outras pessoas ou outros veículos.
É ele que garante cobertura em indenizações e custos relacionados a danos corporais ou materiais causados a terceiros de forma não intencional.
Embora se trate de um termo desconhecido para alguns, mas familiar para quem já teve ou tem seguro, provavelmente, já esbarrou com esse nome em algum momento da vigência da apólice.
O seguro de responsabilidade civil é um tipo de seguro que é importante, principalmente, para empresas e entender como ele funciona é mais simples do que parece.
Ele que irá proteger os trabalhadores que exercem alguma atividade laboral de risco ou que são expostos a qualquer situação que apresente risco de dano à saúde do trabalhador.
Isso inclui desde acidentes com risco de morte e afastamento, até problemas ergonômicos, que passam despercebidos em muitas empresas e para a maior parte dos colaboradores.
Você conhece esse modelo de seguro?
A seguir, iremos falar sobre alguns fatos que você não conhece sobre o seguro de responsabilidade civil e sua importância.
O que é o seguro de responsabilidade civil?
A responsabilidade civil é um aspecto muito importante da vida em sociedade, antes de qualquer outra coisa.
Essa premissa considera que, ao provocarmos prejuízo a alguém, devemos arcar com a responsabilidade pela reparação deste dano.
Inclusive, é uma determinação que consta no Código Civil brasileiro. Em nossa vida cotidiana, podem ocorrer diversas situações em que esse conceito pode ser aplicado.
Isso porque algumas ações, mesmo sem querer, podem causar prejuízos a outras pessoas – terceiros.
E para isso, existe uma obrigação legal de reparar os danos, seja financeiro ou material, pelos quais a pessoa seja responsabilizada e pode afetar o seu patrimônio.
Este seguro protege principalmente grandes empresas, executivos e profissionais liberais e sua finalidade é reembolsar o segurado por responsabilidades civis pelas quais possa ser condenado, por danos materiais, corporais e morais e por custos e despesas causados a terceiros quando decorrentes de riscos contratados na apólice, ou seja coberto pelo seguro.
Para entendermos melhor, imagine a seguinte situação:
Ocorreu um acidente de carro e, neste acontecimento, houve danos a terceiros, sejam pessoas ou carros.
Com o seguro a proteção pode ser acionada imediatamente, custeando os gastos necessários que forem decorrentes do acidente sofrido pelo segurado, podendo envolver terceiros ou não, depende do tipo de pacote de seguro que contratou.
Ou seja, como seu objetivo é garantir a indenização ao segurado que realizou a contratação do produto.
Essa indenização é, basicamente, por danos que não foram intencionais causados a terceiros. Dessa forma, garante-se a proteção financeira em decorrência de sinistros que envolvam outras pessoas ou outros veículos, no caso.
Como funciona o seguro de responsabilidade civil?
O seguro de responsabilidade civil funciona a partir da necessidade da aplicação de medidas que determinam que uma pessoa é obrigada a reparar um dano causado a terceiros, seja ele material, moral ou que envolva outras pessoas.
A sua contratação tanto pode ser individual, sem estar atrelado a nenhum outro tipo de seguro, ou contratada com uma cobertura adicional a outro plano de pacote mais abrangente. Deve ser realizada diretamente com as seguradoras.
Para isso, o segurado contrata o serviço de acordo com as propostas de valor e o pagamento do valor determinado deve ser realizado no prazo estipulado, que pode ser mensal ou taxa anual – a depender da empresa contratada, e o repasse deve se manter em dia.
Com isso, se houver o sinistro, o segurado deve comunicar à seguradora toda e qualquer reparação dos prejuízos que tenha causado a terceiros.
Quanto ao valor máximo a ser custeado, dependerá do seguro contratado e constará na apólice de seguro no momento da contratação.
Vale salientar que a situação só é válida se o dano causado pelo próprio segurado não foi intencional.
Havendo comprovação do contrário ou controvérsias, o caso deverá ser apurado para poder haver cobertura do seguro.
A importância do seguro de responsabilidade civil
Imprevistos e acidentes acontecem a toda hora e estamos todos suscetíveis a esses tipos de situações.
A contratação de um seguro de responsabilidade civil resguarda as pessoas de situações imprevisíveis. Além de mantê-las preparadas para prestar a assistência adequada aos que sofreram com os danos, mesmo que de forma indireta.
Por isso, estar amparado dessa forma pode trazer inúmeros benefícios, além de tranquilidade no dia a dia.
Afinal, há seguro de responsabilidade civil que pode se amparar em diversas áreas: familiar, danos morais, prática de esportes, empregados domésticos, seguro automóvel, entre outros.
3 fatos que você não conhecia sobre o seguro responsabilidade civil
Pode ser utilizado em Incêndios
Imagine que em uma loja de determinada rede de supermercados ocorra um incêndio nas suas instalações e em que o fogo cause ferimentos nos clientes que estavam no estabelecimento, um seguro de responsabilidade civil contratada pela empresa será de suma importância para cobrir todos os danos causados pelo ocorrido.
Pode ser utilizados em Crimes Cibernéticos
O seguro pode ser utilizado em casos voltados para a segurança da informação nas organizações, atuando em situações de processos decorrentes de vulnerabilidades e ataques virtuais.
Podemos citar como exemplo, uma invasão a computadores da empresa e roubo de dados financeiros ou credenciais bancárias de terceiros — sejam clientes ou empresas parceiras.
Sendo assim, os danos causados por esse tipo de ataque podem ser cobertos pelo seguro de responsabilidade civil, reduzindo os danos financeiros do empreendimento.
Pode ser utilizado em falhas de produtos
O seguro de responsabilidade civil pode ser utilizado em casos relacionados à proteção contra ações provocadas por falhas nos produtos distribuídos no mercado produzidos ou vendidos pela empresa.
Além de se resguardar através do seguro, a empresa pode adotar algumas medidas para evitar esse tipo de problema.
Uma metodologia bastante utilizada por algumas organizações é a Análise de Modos de Falha e seus Efeitos. Trata-se de uma metodologia capaz de identificar possíveis falhas e suas consequências dentro de uma empresa. Dependendo de sua classificação, a ideia é que, junto dessa análise, venham também ações de melhoria de processos, corretivas, que possam diminuir a incidência dessas falhas e consequentemente danos relacionados a esse problema.
Porém, a prevenção nunca é demais. O seguro evitará não somente danos financeiros, mas também resguarda a imagem da empresa e seus produtos.
Veja mais
- Saiba como emitir nota fiscal de serviços médicos em apenas 3 passos
- CNES Consulta Profissional: tudo o que você precisa saber sobre ele
- Banco Digital PJ: 3 opções para você se surpreender!
Conclusão
Como sabemos, o risco de acidentes e sinistros existe e estamos todos expostos a essas situações.
É importante se precaver e o seguro de responsabilidade civil é uma ótima forma de se prevenir.
Se ainda não aderiu, é uma boa oportunidade de ir buscar seu seguro, dos seus profissionais e/ou da sua empresa, evitando danos maiores para sua gestão.
Se gostou do nosso conteúdo, confira mais no nosso blog ou entre em contato conosco!