O principal desafio de médicos e demais profissionais da saúde, como dentistas e psicólogos,  é lidar com a gestão da sua empresa. Já que além da rotina médica e dos atendimentos a serem realizados, é imprescindível estratégia e planejamento nos afazeres administrativos.

Portanto, para a sua empresa conseguir bons resultados e ter uma gestão mais eficiente, trouxemos algumas falhas que mais prejudicam empreendimentos médicos para você se atentar e não correr riscos.

Confira!

1. Negligenciar a experiência do cliente

O atendimento começa na hora em que o cliente entra em contato para se informar ou agendar uma consulta, não só quando ele estiver frente a frente com o profissional da saúde. Portanto, é preciso ter empatia, com um atendimento acolhedor e personalizado do início ao fim para que a boa impressão fique! 

Pense: se você não investe num relacionamento com seus clientes, como irá fidelizá-los? 

Busque ter atenção ao modo como os seus colaboradores estão atendendo o público para conseguir manter os clientes, obter outros e aumentar seus lucros. 

2. Não divulgar os seus serviços

Com certeza você já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado”. Podemos afirmar que ela também serve para a sua clínica ou consultório. 

É essencial que você, como profissional da saúde, divulgue o seu trabalho, focando no diferencial do seu negócio. Por meio das redes sociais é possível estar mais próximo do público e publicar materiais relevantes sobre saúde e as soluções que sua clínica oferece, gerando valor e credibilidade a ela. 

Outra sugestão é realizar eventos em datas comemorativas, relacionadas à saúde ou não, como o Dia das Mães, com a intenção de atrair pessoas à sua clínica para que conheçam melhor os seus serviços. 

3. Não usar a tecnologia a favor da sua empresa

É importante usufruir de ferramentas que facilitem o dia a dia e otimizem o seu tempo. Algumas sugestões são: prontuário eletrônico, um programa que realize backup dos arquivos, que mande e-mail de forma automática para os clientes, entre outros. 

Ao informatizar seus processos, não haverá mais problema com a papelada que pode ser perdida ou danificada. Isso resulta em fácil acesso, num ambiente mais seguro e confidencial. 

4. Querer dar conta de várias funções ao mesmo tempo 

Infelizmente, ver um profissional da área médica tomando várias responsabilidades para si ainda é muito comum, principalmente quando inicia um negócio. Normalmente os profissionais da saúde tendem a realizar o atendimento,  como também o balanço financeiro da clínica, fluxo de caixa, investimentos, pagar as contas etc. Esse acúmulo de atividades faz com que a maioria das tarefas não aconteça de maneira eficaz. 

5. Má gestão financeira 

É um erro frequente o gestor misturar as finanças pessoais com as finanças do escritório. Dessa forma, é muito complicado controlar as entradas e saídas, além de realizar o pagamento em dia das despesas, dos funcionários e fornecedores. 

Outros descuidos constantes do profissional de saúde é não fazer um planejamento financeiro de curto e longo prazo, não verificar em qual regime tributário a clínica se insere e não controlar o estoque de produtos a fim de evitar a falta de recursos. 

Mas, contando com um contador capacitado, você não se preocupa mais com esses e outros problemas, como o pagamento de impostos de forma correta para a Receita Federal, mantendo o seu negócio sempre estável. 

Está com dificuldade em manter em ordem a gestão financeira da sua clínica? Fale com um de nossos especialistas! A ContaDoc existe para facilitar a sua rotina.