A carreira médica é considerada uma das carreiras mais brilhantes e recompensadoras, além de bastante exigente emocionalmente e fisicamente. E mais, é uma carreira que exige também uma extrema responsável.


Uma profissão respeitada e que sempre gerou muito orgulho para sociedade, mas que desde muito tempo vem enfrentando desafios legais. Situação essa que foi mais agravada com a pandemia. 


Para exercer a profissão é necessário bastante  tempo recebendo uma enorme carga de educação para que possam prestar o melhor serviço à sociedade.


Trabalhar na área da saúde é correr uma série de riscos todos os dias.  E essa vulnerabilidade pode ser ainda maior dependendo da especialidade, sobretudo quando se está na linha de frente no combate contra uma pandemia. 


Com a constante correria entre consultas e plantões, segurança e estabilidade é um desejo de muitos médicos. Por isso, desde a sua formatura que são oferecidos vários serviços a esses profissionais, e um deles são os mais variados tipos de seguros. 


Na maioria das vezes, por falta de conhecimento devido à precoce entrada no mundo médico, é difícil até saber do que se trata, para que serve e se você realmente precisa. 


Foi pensando exatamente nisso que elaboramos esse post. Para que possa tirar suas dúvidas sobre os tipos de seguros mais oferecidos para médicos e quais são os mais indicados para sua necessidade!

Como funcionam os seguros para médicos?

Por ser um seguro de determinada categoria profissional, existem diversas opções que podem auxiliar no dia a dia desse profissional, protegendo-o de eventuais problemas, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.


Para ser beneficiado, geralmente paga-se uma taxa anual ou em forma de mensalidades e  deverá escolher em quais categorias ou circunstâncias deseja ser protegido. 


Para isso, é necessário procurar uma empresa especializada neste tipo de serviço. É importante também buscar empresas bem conceituadas no mercado de seguros para evitar maiores dores de cabeça. 


Um bom médico sabe da importância de colocar sua vida e seu bem-estar como prioridades. E para que isso ocorra, um seguro médico é fundamental, pois além de cuidar de sua saúde, ele te protege de possíveis imprevistos dessa vida corrida entre hospitais e clínicas. 

Quais os tipos de seguros mais indicados para médicos?

Existem alguns tipos de seguro que podem ser bastante úteis na vida de qualquer pessoa, seja pessoa física ou profissionais liberais,  outros específicos para classe médica. 


É necessário se atentar para a contratação de alguns seguros, como se trata de uma profissão com riscos específicos, é fundamental contar com coberturas mais personalizadas. Os tipos de seguro para médicos são os seguintes:

  • Seguro de Responsabilidade Civil

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional Individual é um seguro que garante a proteção da imagem e do patrimônio de qualquer profissional, inclusive os dos médicos.


Em tese, é um seguro que vai trazer segurança para a sua carreira, em aspectos jurídicos, já que trata-se de um seguro que protege o médico contra danos financeiros causados por processos movidos por pacientes. Dependendo da apólice, ele cobre o pagamento de indenizações e assessoria jurídica e até despesas com advogados.


A maioria das empresas que oferecem esse seguro tem cobertura sobre os custos de defesa e indenizações.


Atualmente não é somente uma falha médica que pode resultar em um processo. Algumas outras situações podem ser a motivação que um paciente precisa para entrar com uma ação judicial: paciente que não seguiu as recomendações médicas e sofreu alguma consequência, cirurgia que não correspondeu às expectativas e por aí vai. 


Vale salientar que para esse tipo de seguro, é necessário observar cada cláusula e cada detalhe na hora de contratar. Assim, você garante que estará seguro de fato e que atenderá às suas necessidades. 

  • Seguro Empresarial

seguro empresarial é o tipo de seguro é ideal para médicos que têm clínica, consultório ou hospital.


Dependendo da apólice contratada, ele protege o espaço físico, equipamentos, medicamentos, móveis, utensílios, produtos estéticos, entre outros bens, visando proteger não somente o estabelecimento físico, mas garantindo que em casos de imprevistos, seu negócio e sua operação não sejam prejudicadas. 

  • Seguro saúde

Bastante parecido com o plano de saúde comum, o Seguro Saúde permite que escolha o médico, laboratórios e outros serviços, de acordo com sua preferência e necessidade. 


Ele atua com reembolsos de despesas médicas, exames, internações, cirurgias e outros tratamentos de saúde. A única coisa que o diferencia mesmo do plano de saúde é que o médico é livre para escolher o profissional ou clínica que ele quiser.

  • Seguro de vida

O seguro de vida além de ser um seguro bem conhecido e que pode ser contratado por pessoas físicas independentemente da sua classe profissional, já é bastante consolidado no mercado. Por isso, também para os médicos é um dos mais conhecidos e contratados. 


Ele cobre despesas com tratamentos de saúde por acidente ou doença. 


No ato da contratação, o segurado pode escolher – dependendo da apólice – de quanto será o benefício e quem deverá receber, em caso de morte.


Além da apólice por morte, muitas seguradoras oferecem também indenização por invalidez permanente ou total por acidente, invalidez permanente por acidente majorada, assistência funeral, invalidez laborativa permanente total por doença.

  • Seguro intercorrência

O termo intercorrência é um termo utilizado na medicina para designar algum eventual problema inesperado no decorrer de um procedimento cirúrgico ou no período de recuperação.


Como o próprio nome já diz, o seguro intercorrência garante o pagamento das despesas médico-hospitalares decorrentes de complicações que podem ocorrer com pacientes. Isso protege e evita o comprometimento do capital do seu consultório, hospital ou clínica.

  • Seguro financeiro

Todos sabemos que imprevistos financeiros não é algo que ocorre a cada mil anos, não é mesmo?! E quem mais sofre com essas situações são os profissionais autônomos. 


E para isso que o seguro financeiro deve ser contrato. Você pode contratar um serviço que garante o pagamento de financiamentos, empréstimos, mensalidades ou prestações por tempo determinado


O que não falta é opção para contratação de seguro. É importante levantar suas necessidades e riscos antes de realizar a escolha de uma dessas opções. 


Ah, e fica um lembrete importante: Lembre de sempre pesquisar antes de tomar a sua decisão e escolher o melhor seguro para o seu perfil. Procure por uma empresa especializada com experiência no mercado de seguros e leia atentamente a cada cláusula do seu contrato.