O que é relatório financeiro para clínicas médicas?

Que todo médico precisa ter um relatório com cada paciente, todos já sabem. Mas há outros documentos que não podem deixar de estar na mira dos notáveis de uma clínica, como o relatório financeiro para clínicas médicas


Este tipo de documento auxilia na gestão médicaanálise de dados da clínica e de todos os setores que acompanham o negócio.

Com ele, o caminho fica mais claro e fácil. Principalmente por esse controle ser essencial para que a companhia se desenvolva de maneira sustentável, lucrativa e organizada. 


Vamos te explicar!


Como funcionam os relatórios financeiros para clínicas médicas?

Os relatórios financeiros para clínicas médicas são compostos por toda a “saúde financeira” de uma empresa — que, no caso, é a sua clínica. É através desses dados que se pode ter uma visão mais ampla dos gastos, lucros e despesas feitas com a verba do negócio. 


Geralmente, os relatórios financeiros são segmentados em relatório de despesas e relatório de receitas — que podem ser subdivididos de acordo com a necessidade individual de cada empresa.


relatório de despesas, por exemplo, pode ser dividido em despesas fixas e despesas variáveis. Já nos relatórios de receitas, podem ser encontrados os ganhos divididos por procedimento, consultas, exames e médicos.


O direcionamento e detalhamento deste relatório depende do objetivo dos sócios — se é para a contenção de despesas ou investimento dos recursos da clínica


Vantagens do relatório financeiro

  • Ajustes no tipo de sociedade empresarial


A formalização da sociedade, de acordo com o regime social da clínica médica, faz com que os processos burocráticos se tornem mais fáceis de serem desenvolvidos e resolvidos. Assim, os sócios e gestores enfrentam menos problemas na administração.


Vamos supor que sua clínica médica tenha entre o time de sócios profissionais de outras áreas. Com consultoria, é possível garantir a legalidade e integridade do processo de consolidação empresarial – assim como o ajuste de valores. 

  • Redução na tributação


O relatório faz com que a adequação correta ao regime tributário, o profissional de saúde seja enquadrado no melhor modelo de cobrança de impostos. Assim, a clínica paga apenas os impostos necessários. 

  • Corte de gastos desnecessários


O que está sendo gasto na clínica? Como os recursos estão sendo utilizados? Onde as verbas podem ser melhor direcionadas?   


Estas, e outras perguntas, podem ser respondidas com o relatório financeiro para clínicas médicas. E então, é possível saber para onde o dinheiro está sendo direcionado e onde diminuir gastos e aumentar rotatividade.

  • Planejamento financeiro adequado


Ao evitar gastos desnecessários, consequentemente o orçamento fica mais definido e com a verba direcionada a setores específicos e que precisam de mais atenção. 


Com um planejamento financeiro mais efetivo, você pode até mesmo melhorar o ambiente físico dos consultórios, ao comprar um novo equipamento ou tornar a sala de espera mais confortável para o paciente. Tudo isso é calculado na ponta do lápis no documento.

Leia mais: Contabilidade para médicos: entenda como ela vai te ajudar


Como a ContaDoc realiza sua Gestão Contábil


ContaDoc fica responsável por fazer toda gestão contábil da sua empresa. Sendo assim, você não precisa se preocupar com essa parte burocrática e ganha mais tempo para direcionar sua atenção em outras áreas da clínica.


Desde o Imposto de Renda (IR) da sua Pessoa Jurídica (PJ), até a emissão de notas fiscais (com o limite de 10 notas emitidas mensalmente). 


Além disso, nossa plataforma permite integração total entre a contabilidade da sua clínica e a sua conta PJ. Isso simplifica o acesso do seu contador a relatórios para a entrega de todas as obrigações da empresa junto aos órgãos públicos.